O Campeão Voltou! BahiaRT supera rivais e recoloca ACSO/UNEB no topo do futebol de robôs brasileiro
Notícia 122:
A equipe Bahia Robotics Team (BahiaRT) conquistou no último domingo (17/11) o título de Campeã Brasileira de Futebol de Robôs na liga RoboCup Soccer Simulation 3D. A conquista deu-se no Centro de Convenções de Goiania que sediou, de 11 a 17 de novembro, a Competição Brasileira de Robótica Petrobras 2024 (CBR).
O evento reúne as maiores universidades, escolas, empresas e pesquisadores do Brasil, além alguns estrangeiros que participam com os brasileiros da RoboCup Brazil Open, em torno de algumas dezenas de diferentes desafios a serem vencidos por robôs autônomos (completamente controlados por inteligência artificial). Existem desafios para robôs individuais e outros para times de robôs. Durante as provas, os pesquisadores e estudantes não podem intervir no comportamento dos robôs. É permitido apenas assistir e fazer registros para modificar a IA que controla os robôs entre uma rodada e outra da competição visando obter melhor performance. Ao final do evento, os campeões nacionais de cada categoria são anunciados.
Os desafios vão do futebol de robôs - tratado como um dos principais desafios para a Inteligência Artificial no século XXI - até os robôs de serviços em ambiente doméstico e industrial. Passam ainda por importantes provas que simulam situações de desastres com vítimas em que os robôs atuam para localizar e resgatar estas vítimas.
A equipe BahiaRT do ACSO/Uneb participa da CBR desde o ano de 2007, possuindo um grande número de conquistas e troféus. No Futebol de Robôs, o destaque é para o eneacampeonato brasileiro de 2013 a 2021. Após esta série histórica, a equipe experimentava um jejum de dois anos que termina agora com o retorno do troféu de campeão brasileiro para Salvador. Após um início de competição difícil em que a equipe tinha problemas para vencer os adversários, a equipe foi realizando ajustes no código e na IA do time chegando a uma disputada final contra a equipe do ITAndroids do Instituto Tecnológico da Aeronáutica(ITA). Após um primeiro tempo em 0x0, o BahiaRT abriu o placar logo no início do segundo tempo trazendo alívio para a equipe unebiana. Dois minutos depois, o BahiaRT marca o segundo gol liquidando a fatura em 2x0. Aí foi só admnistrar o resultado e correr pro abraço. BahiaRT campeão brasileiro 2024! A final completa pode ser assistida aqui.
Desde 2013, as equipes da Uneb e do ITA são as melhores equipes brasileiras na categoria disputando doze finais. Além da rivalidade nos momentos de competição, surgiu também um grande espírito de cooperação e amizade entre as equipes que representam o Brasil na competição mundial RoboCup. Até aqui, a vantagem histórica é do BahiaRT que conquistou dez dos doze títulos disputados. Muitas decisões foram parar nas disputas de pênaltis. Que venha um novo capítulo deste confronto em 2025 quando deveremos ter vários times brasileiros estreando na liga, no mundial e na CBR.
Robôs Voadores
Outra modalidade disputada pelo BahiaRT foi a de Robôs Voadores (Drones Autônomos). Na CBR, a liga recebe o nome de RoboCup Brasil Flying Robots Trial League. É uma das mais novas modalidades da CBR e é a mais nova dentre as modalidades disputadas pelo BahiaRT. A liga foi criada em 2019 na CBR realizada em Rio Grande, RS. O BahiaRT participou pela primeira vez em 2021 e depois em 2023 novamente. Nos dois anos a equipe ficou em quarto lugar, destacando-se entre as melhore universidades do país. Em 2024, a liga cresceu atingindo o total de 15 equipes tornando-se uma das duas maiores ligas de nível universitário da competição.
Neste ano, a equipe BahiaRT ficou com o quinto lugar mantendo-se em posição de destaque entre as melhores universidades do país. Para o próximo ano, o time pretende investir na atualização do hardware, construindo um novo drone que permita alçar voos mais altos e brigar pelas primeiras posições da liga. A liga de drones autônomos envolve o uso de drones sem um piloto humano, ou seja, totalmente controlado por inteligência artificial. Numa arena de provas, o drone precisa superar diferentes missões que variam de mapeamento e identificação de bases de pouso até a interação e controle por gestos humanos, passando por provas de inventário de produtos em um armazem de estoque e transporte de mercadorias.
Robôs de Serviço
Na liga RoboCup@Home, o desafio é programar um robô de serviços autônomo para realizar tarefas num ambiente doméstico. As tarefas vão desde recolher o lixo até identificar e buscar objetos na cozinha, por exemplo, buscar uma bebida para servir aos convidados. São diversas tarefas que as pessoas desejam que robôs de serviços realizem num ambiente residencial.
O BahiaRT é a equipe pioneira nesta modalidade no Brasil, sendo a primeira campeã brasileira da modalidade. Desde 2023, a reconstrução de um novo robô com toda sua programação está em andamento. A equipe repetiu o sétimo lugar do ano passado neste ano de 2024. Com uma formação completamente nova com estudantes participando pela primeira vez da competição, a CBR foi uma semana de muito aprendizado e troca de conhecimento para a equipe que trabalhou duro para o aperfeiçoamento do robô. Em breve, estaremos de volta ao topo da liga!
A Base vem Forte
Desde o ano passado, o ACSO iniciou um projeto de inicação científica junior onde acolhemos estudantes do ensino médio do Colégio da Polícia Militar(CPM). Os alunos são treinados e orientados para construir e programar robôs autônomos em desafios de resgates de vítimas em situações de acidentes catástrofes. Para a CBR foram enviadas três equipes: Bravo, Echo e Delta. E a nossa divisão de base não decepcionou. As equipes Bravo e Echo conquistaram respectivamente o segundo e terceiro lugar na liga RoboCup Junior Rescue Simulation, classificando-se para representar o Brasil no mundial da categoria na RoboCup 2025 que acontecerá em julho do próximo ano em Salvador.
Equipes BahiaRT Bravo e BahiaRT Echo conquistaram segundo e terceiro lugar na modalidade de resgate simulado de vítimas na categoria junior.
A equipe Delta conseguiu o quinto lugar na mesma liga e classificou-se para representar o Brasil no Super Regional das Américas 2025 que acontecerá em abril de 2025 nos Estados Unidos. A parceria entre ACSO/Uneb e CPM tem levando o ensino prático da robótica e inteligência artificial para estudantes do ensino médio baiano, revelando grandes talentos com potencial para brilhar nas carreiras de computação, engenharias e inovação tecnológica.