ACSO/BahiaRT embarca para a Holanda para representar o Brasil na Copa do Mundo de Inteligência Artificial e Robótica: RoboCup 2024

Notícia 121:

A equipe Bahia Robotics Team (BahiaRT) prepara-se para embarcar no próximo domingo (14/07) para Eindhoven/Holanda para representar o Brasil na RoboCup 2024. A RoboCup é a maior competição científica do mundo nas áreas de Inteligência Artificial e Robótica. Conhecida como Copa do Mundo dos Robôs, o evento acontecerá em Eindhoven na Holanda de 15 a 22 de julho.

O evento reúne as maiores universiddes, escolas, empresas e pesquisadores do mundo em torno de algumas dezenas de diferentes desafios a serem vencidos por robôs autônomos (completamente controlados por inteligência artificial). Existem desafios para robôs individuais e outros para times de robôs. Durante as provas, os pesquisadores e estudantes não podem intervir no comportamento dos robôs. É permitido apenas assistir e fazer registros para modificar a IA que controla os robôs entre uma rodada e outra da competição visando obter melhor performance. Ao final do evento, os campeões mundiais de cada categoria são anunciados.

Os desafios vão do futebol de robôs - tratado como um dos princpais desafios para a Inteligência Artificial no século XXI - até os robôs de serviços em ambiente doméstico e industrial. Passam ainda por importantes provas que simulam situações de desastres com vítimas em que os robôs atuam para localizar e resgatar estas vítimas.


BahiaRT representará mais uma vez o Brasil na RoboCup na liga de Futebol de Robôs Simulação 3D

A equipe BahiaRT do ACSO/Uneb participa da RoboCup desde o ano de 2007, possuindo um grande número de conquistas e troféus. Em 2024, a equipe terá dupla participação. O primeiro grupo de estudantes da Uneb irá disputar os desafios que fazem parte da Liga de Futebol de Robôs Simulados 3D. Neste desafio, são projetados robôs que irão ser criados nos próximos 5 a 10 anos em um simulador tridimensional e os times são desafiados a criar a inteligência artificial para controlar estes robôs. Em jogos de 11 x 11 robôs, a competição ocorre como um torneio de futebol tradicional, semelhante a uma Copa do Mundo. Além dos jogos de futebol, desafios técnicos específicos são disputados a cada ano visando o desenvolvimento da tecnologia e da ciência em torno da inteligência artificial robótica.

Nesta semana que antecede o evento, os estudantes Unebianos, sob a supervisão do pesquisador do ACSO, prof. Dr. Marco Simões, preparam-se intesivamente nos últimos ajustes da equipe para a competição. A equipe da Uneb já esteve entre os quatro melhores do mundo na competição de futebol por quatro vezes e, em pelo menos duas vezes, ficou entre os cinco melhores. Em 2024, a equipe vai em busca de novas conquistas, de um aumento de networking qualifcado para estudantes e pesquisadores, e apresentação dos resultados científicos construídos ao longo dos últimos 12 meses.


O Futebol de Robôs Simulados permite que a equipe projete a Inteligência Artificial que controlará robôs nos próximos 5 a 10 anos.

Divisão de Base

A segunda participação do BahiaRT na competição é com um projeto oriundo do programa de Iniciação Científica Junior da Uneb. Em parceria com o Colégio da Polícia Militar (CPM), estudantes do ensino médio, sob a orientação dos pesquisadores do ACSO profa. Dra. Ana Patrícia Mascarenhas e prof. Dr. Josemar Rodrigues de Souza, qualificaram-se para representar o Brasil na liga RoboCup Junior Rescue Simulation. Neste desafio, a equipe precisa programar um robô para localizar e resgatar vítimas num cenário de desastre apresentando num simulador computacionial. O desafio prepara os estudantes para terem o primeiro contato com programação avançada de robôs e inteligência artificial, gerando uma formação sólida que permitirá seu ingresso na vida universitária com grande preparo.


Em parceria com o Colégio da Polícia Militar, o BahiaRT também representará o Brasil na RoboCupJunior.

A partir do final do próximo final de semana, postagens no nosso perfil do instagram (@bahiart_team) vão expor um pouco da viagem, da rotina das equipes, das competiçoes e dos resultados. Acompanhem!