BahiaRT conquista segundo lugar no Desafio Científico Livre da RoboCup Soccer Simulation 3D 2022

Notícia 116:

Encerrou-se hoje a RoboCup 2022 - maior reunião científica mundial das áreas de Inteligência Artificial e Robótica - e a Uneb esteve mais uma vez representada pela equipe Bahia Robotics Team (BahiaRT) do ACSO. O BahiaRT disputou a liga de futebol de robôs simulados 3D. Dentre as várias competições e desafios disputados, o BahiaRT deu à Uneb o segundo lugar no Desafio Científico Livre. A competição aconteceu em Bangkok, Tailândia, desde o dia 11 de julho.


Prof. Marco Simões representou a Uneb diante de equipes do Brasil, África do Sul, Portugal, Alemanha, India, China e Estados Unidos.

A Liga de Simulação 3D contou, neste ano, com equipes do Brasil, África do Sul, Portugal, Alemanha, India, China e Estados Unidos. No Desafio Científico Livre as equipes devem resumir em um artigo curto de uma página sua principal contribuição científica dos últimos 12 meses. A equipe ainda tem que apresentar o trabalho em 5 minutos, incluindo uma demonstração prática do resultado defendido. Um juri de especialistas alem das equipes participantes votam nos melhores trabalhos e contribuições para a liga.

A equipe BahiaRT apresentou o software BahiaRT Gym desenvolvido no último ano pelos discentes Gabriel Mascarenhas Sousa e Rafael Fonseca com a orientação do prof. Marco Simões. A ferramenta está disponível como software livre no repositório do BahiaRT. Por uma diferença de apenas 2 votos para o primeiro colocado, o BahiaRT garantiu o segundo lugar, melhorando o desempenho em relação ao ano anterior quando ficou em terceiro lugar no mesmo desafio.


O BahiaRT-Gym foi a contribuição científica que garantiu o segundo lugar para a Uneb no desafio internacional.

BahiaRT Gym

O BahiaRT Gym é uma implementação do framework Open AI Gym bastante popular entre todos os cientistas e desenvolvedores que utilizam métodos de aprendizagem de máquina por reforço. O software produzido pelo ACSO está disponível e licenciado como software livre e permite que qualquer equipe ou grupo pesquisa utilize o simulador da liga RoboCup Soccer Simulation 3D para realizar experimentos científicos. O diferencial principal do BahiaRT-Gym é ser desacoplado do código fonte da equipe BahiaRT, diferente do que ocorre nos experimentos de aprendizagem por reforço das demais equipes da liga.

Outra característica de destaque do BahiaRT-Gym é a sua capacidade para realizar treinamento em sistemas multiagentes e não apenas com agente único. Desta forma, a aprendizagem por reforço pode ser utilizada não somente para aprender habilidade individuais como caminhada e chute, mas também para estratégias coletivas em sistemas multiagentes. O BahiaRT Gym tem suporte à biblioteca stable baselines 3 que contém diversos algoritmos modernos de aprendizagem por reforço. Sua arquitetura flexível torna viável que o BahiaRT-Gym seja estendido para uso em outros simuladores como Webots e Gazebo.

O BahiaRT-Gym foi originalmente publicado como resultado parcial da Tese de Doutorado do Prof. Marco. Simões pela Universidade Federal da Bahia, orientado pela Profa. Dra. Tatiane Nogueira Rios. Apenas uma semana após a defesa da tese, a mesma já começa a gerar premiações como esta.


Durante a RoboCup 2022, pesquisadores de diversos países trabalham juntos de forma intensa durante todos os dias do evento.

A RoboCup 2022 é formada por um conjunto de desafios, competições e debates científicos. Neste evento, os principais grupos de pesquisa do mundo têm a oportunidade de confrontar suas ideias e experimentos científicos na prática, gerando uma grande evolução no estado da arte do conhecimento em inteligencia artificial e robótica. São dias intensos, com uma média de 12 horas diárias de trabalho por parte das equipes envolvidas. Estar neste evento é um privilégio apenas para os melhores grupos de pesquisa do mundo.

Agradecimentos

O ACSO agradece a oportunidade de novamente honrar o nome da Uneb diante da comunidade científica internacional. Os agradecimentos vão para a Magnífica Reitora Adriana Marmori Lima, ao chefe de gabinete da reitoria Pedro Daniel Souza e ao secretário especial de relações internacionais Elizeu Clementino de Souza. Agradecemos também a todo o corpo tecnico-administrativo da Reitoria, SERINT, PROAD e demais áreas envolvidas no esforço para levar o BahiaRT à Bangkok.