BahiaRT representará Uneb na RoboCup 2022: maior competição científica de Inteligência Artificial e Robótica

Notícia 114:

BahiaRT representará Uneb na RoboCup 2022: maior competição científica de Inteligência Artificial e Robótica

A equipe de competições científicas Bahia Robotics Team (BahiaRT) composta por pesquisadores e estudantes do Núcleo de Arquitetura de Computadores e Sistemas Operacionais(ACSO) da Uneb conquistou neste mês de abril a qualificação para disputar a RoboCup 2022: maior competição científica do mundo de Inteligência Artificial e Robótica. Conhecida como Copa do Mundo dos Robôs Inteligentes, a RoboCup é organizada pela RoboCup Federation(RCF) anualmente em uma país-sede previamente aprovado pela RCF. Depois de dois anos, a RoboCup volta a acontecer de forma presencial em 2022 em Bangkok, Tailândia, de 11 a 17 de julho.


Será a décima quarta vez que a Uneb representará o Brasil na Copa do Mundo de Robôs Inteligentes.

O BahiaRT representará a Uneb na modalidade Futebol de Robôs Simulados 3D. A Uneb detém a hegemonia nacional nesta modalidade de desafio de Robótica Inteligente sendo a atual eneacampeã brasileira(2013-2021). Além do domínio em território nacional, o BahiaRT colocou a Uneb entre as quatro melhores Universidades do mundo, nesta categoria, nos anos de 2016, 2018 e 2019.


O BahiaRT detém a hegemonia nacional superando a forte equipe ITAndroids do Instituto Tecnológico da Aeronáutica(ITA).

Projetos Científicos

A competição de futebol de robôs representa um dos grandes desafios da inteligência artificial para o século XXI. Ele reúne todos os grandes desafios científicos presentes em problemas reais como veículos autônomos terrrestres, aquáticos e aéreos, geração e distribuição sustentável de energia, desafios da economia global e mercado financeiro, entre outros. Por este motivo, milhares de pesquisadores debruçam-se sobre este desafio em mais de 50 países do mundo.

Em Salvador, o ACSO trabalha com este desafio há mais de 16 anos. Para a RoboCup 2022, projetos de aprendizagem de máquina profunda em andamento no ACSO - utilizando tecnologias similares as utilizadas por grandes players do mercado de tecnologia como a Google, DeepMind, IBM, Microsoft - terão seus resultados testados e apresentados.


Resultados de projetos em andamento no ACSO serão validados e comparados com os resultados obtidos por outros centros de excelência mundial durante a RoboCup 2022.

Os dois projetos com probabilidade de apresentar resultados próximos são a criação de uma política adaptativa para execução de chutes e o modelo de seleção dinâmica de jogadas coletivas ensaiadas, a partir do conhecimento intuitivo de humanos sobre futebol. Os dois projetos estão em fase final e espera-se ver os primeiros resultados em ação na Tailândia.

Além destes projetos, o ACSO tem atuado na investigação de aprendizagem de máquina para habilidades de robôs humanoides e de serviço, aprendizagem em sistemas multiagentes, visão computacional (reconhecimento facial, reconhecimento de objetos, etc), manipulação de objetos, interação humano-robô, sistemas multi-robôs aéreos(drones autônomos), robótica assistiva e cidades inteligentes.

Além dos resultados científicos, este projetos contam com a participação de estudantes da Uneb que podem desfrutar de uma formação diferenciada. Os egressos do ACSO estão aptos para atuar em projetos de pesquisa e inovação com padrão de qualidade internacional. O BahiaRT é uma iniciativa que abastece o ecosistema de inovação no Estado da Bahia com recursos humanos qualificados.

O ACSO agradece o apoio da Magnífica Reitora da Uneb Adriana Marmori Lima pelo apoio aos projetos do ACSO e à iniciativa BahiaRT. Ficam também os agradecimentos à toda a equipe da Secretaria Especial de Relações Internacionais(SERINT) pelo reconhecimento e apoio a esta relevante ação de internacionalização da Uneb. Com o apoio institucional, o ACSO poderá enviar uma delegação à Tailândia para representar a Uneb e o Brasil neste relevante evento mundial.