ACSO/BahiaRT é selecionado entre os 10 melhores grupos de pesquisa do Brasil para evento promovido pela PETROBRAS
Notícia 097:
ACSO/BahiaRT é selecionado entre os 10 melhores grupos de pesquisa do Brasil para evento promovido pela PETROBRAS
No último mês de novembro, a equipe Bahia Robotics Team (BahiaRT) representou o ACSO no maior evento de Robótica da América Latina (Ver Notícia 095). Durante o evento foi lançado um edital conjunto da PETROBRAS e RoboCup Brazil para selecionar os melhores grupos científicos do evento para participarem da EXPO ROBOTICA a ser realizado no Centro de Pesquisas da Petrobrás (CENPES) no Rio de Janeiro de 27 a 29 de novembro de 2018.
A equipe BahiaRT concorreu com outras vinte equipes de excelência no Brasil e conquistou uma das dez vagas para participar do evento. Na tarde de ontem (26/11), 3 bolsistas de iniciação científica do ACSO/Uneb seguiram para o Rio de Janeiro para representar a Uneb no CENPES.
Além de uma série de palestras e exibições reunindo cientistas e toda a cadeia produtiva de energia, petróleo e gás, os estudantes irão participar de uma espécie hackaton. Será apresentado um desafio relacionado às demandas de pesquisa da Petrobrás e as equipes terão três dias para produzirem as melhores soluções para o problema.
A seleção do BahiaRT pela comissão composta por representantes da Petrobras e da RoboCup Brazil é consequencia do reconhecimento, pela academia e pela indústria, da qualidade da pesquisa desenvolvida pelo ACSO.
O Desafio
O problema proposto consiste numa instalação industrial fictícia onde há a necessidade de realizar inspeções na área para verificar condições de equipamentos como painéis, válvulas, manômetros, medidores, entre outros. Como exemplo, disto, podemos usar a necessidade de verificação de uma lista de condições prévia a liberação de um equipamento para manutenção (permissão de trabalho), o que é considerada uma atividade essencial para a segurança.
A prova busca demonstrar o conceito de utilizar robôs em plataformas de petróleo, realizando a localização de equipamentos e executando rotinas de inspeção de forma autônoma, em substituição a inspeção humana, reduzindo a exposição a riscos e contribuindo para a segurança das instalações.
O Prof. Robson Marinho está responsável pela orientação dos bolsistas que seguiram para o Rio de Janeiro contando com o apoio de todos os demais pesquisadores e bolsistas do ACSO que darão suporte remoto a partir do laborátório na Uneb. Sucesso à equipe BahiaRT !!!